Coordenador : Marcus Wagner de Seixas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389535.2199.85555.17022023
Departamento/Setor: VDI
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : Além das pessoas a serem entrevistadas, o município de Volta Redonda possui cerca de 8.000 assinantes da TV a cabo (SIM TV) além de assinantes da NET, e o município de Niterói, outros 15.000. Entretanto, cálculos informais apontam que a faixa média de telespectadores da TV a cabo em Volta Redonda, gira em torno de 30.000, o que representa 10% da população total (cerca de 300.000 habitantes). Portanto, o programa tem o potencial de atingir 10% da população só em Volta Redonda, e outro percentual em Niterói.
Local de atuação: Município de Volta Redonda e município de Niterói, ambos no estado do Rio de Janeiro.
Objetivo
Objetivo Geral: Consolidar a primeira TV Universitária do sul fluminense, com sua estrutura própria, dando continuidade na formação da equipe multidisciplinar que tem gerado conteúdo exibido na rede de TVs Universitárias do País, contribuindo com a democratização à comunicação pública e o pleno exercício do direito constitucional da livre expressão e da cidadania. Objetivos especificos: 1) colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, seja no treino de como lidar com as dúvidas da população ou mesmo na correta interpretação de dispositivos legais, levando à população local a conscientização da importância da temática dos Direitos Culturais. 2) aproximar a população local da Universidade, no sentido de despertar o sentimento de que o investimento de recursos públicos ali depositados trazem efetivamente dividendos em termos de prestação de serviços, assim como auscultar a demanda da própria comunidade; 3) ensinar na prática os acadêmicos de direito acerca da redação de minutas de contratos jurídicos, termos de cooperação, parceria, entre outros; 4) ensinar na prática aos discentes dos cursos de administração como gerir um empreendimento social, e aos de psicologia, como interagir com os problemas e demandas da realidade concreta da população mais necessitada; 5) articular o programa em apreço com os projetos de extensão Cidadania nas Escolas, Direitos Humanos e Comunicação e o grupo de pesquisa Direitos Humanos, Comunicação e Mídia, todos já em funcionamento; 6) Consolidar a UFF como liderança desse processo é um objetivo que não pode ser desprezado.
Resumo
Consolidar a primeira TV Universitária do sul fluminense, com sua estrutura própria, e dar continuidade na formação da equipe multidisciplinar que tem gerado conteúdo local, visando a democratização da informação e comunicação. Os estudantes atuam em consonância com as diretrizes do PNEDH que no ítem V expressamente se refere à: EDUCAÇÃO E MÍDIA. Entre suas concepções e princípios está que: Especial ênfase deve ser dada ao desenvolvimento de mídias comunitárias, que possibilitam a democratização da informação e do acesso às tecnologias para a sua produção, criando instrumentos para serem apropriados pelos setores populares e servir de base a ações educativas capazes de penetrar nas regiões mais longínquas dos estados e do país, fortalecendo a cidadania e os direitos humanos. AÇÕES PROGRAMÁTICAS (...) 5. definir parcerias com entidades associativas de empresas da área de mídia, profissionais de comunicação, entidades sindicais e populares para a produção e divulgação de materiais relacionados aos direitos humanos; 6. propor e estimular, nos meios de comunicação, a realização de programas de entrevistas e debates sobre os direitos humanos, que envolvam entidades comunitárias e populares, levando em consideração as especificidades e as linguagens adequadas aos diferentes segmentos do público de cada região do país.